Novo sistema de faturas 'caçou' 200 mil empresas

Pedir ou não pedir fatura continua a ser uma das principais dúvidas dos portugueses no ato do pagamento, contudo, o número de recibos com identificação fiscal apresentado em 2014 alcançou os 4,8 mil milhões e permitiu à Autoridade Tributária Aduaneira (AT) detetar cerca de 200 mil empresas com atividades fiscais irregulares, lê-se na edição desta semana do semanário SOL.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
06/02/2015 11:35 ‧ 06/02/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Fisco

Só no ano passado, as Finanças receberam 4,8 mil milhões de faturas, mais 12% do que no ano anterior e uma prova de que o sistema de faturas eletrónicas do Governo tem-se mostrado eficaz no combate à evasão fiscal.

Segundo o semanário SOL, que teve acesso aos dados da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, a comunicação de faturas à Autoridade Tributária Aduaneira (AT) permitiu encontrar cerca de 200 mil empresas com atividades fiscais irregulares. Contudo, 70 mil já se voluntariaram para regularizar a situação.

Ao todo, em cada mês de 2014 foram comunicadas perto de 400 milhões de faturas, que permitiram cruzar dados com os impostos que as empresas em causa realmente pagavam.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, mostra-se satisfeito com os resultados desta aposta do Governo e salienta que “foi sobretudo graças ao sistema e-Fatura que foi atingido o recorde de receita fiscal de 37 milhões de euros no ano passado” e que “só perante a persistência da irregularidade é que a AT evolui para o exercício dos poderes clássicos de autoridade: inspetivos, coercivos e punitivos”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas