Salgado pode ter de cumprir cinco anos de prisão. E não é o único

A empresa responsável pela auditoria considera que “os membros do conselho de administração do BES com o pelouro do BESA” são suspeitos da prática de atos dolosos de gestão ruinosa, em detrimento dos depositantes, investidores e demais credores”.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
18/03/2015 07:55 ‧ 18/03/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Gestão

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, os administradores do Banco Espírito Santo que tiveram o pelouro do BES Angola (BESA), são suspeitos de gestão danosa, devido ao crédito que o BES concedeu ao BESA.

Tal pode significar, que os dois gestores venham a ser punidos com uma pena que pode ir até cinco anos de prisão. Não esquecendo que ambos são suspeitos de burla, falsificação e infidelidade, sendo que, por esses crimes, outras penas serão aplicadas.

Para a empresa de auditoria, Deloitte “os membros do conselho de administração do BES com o pelouro do BESA” são suspeitos da prática de atos dolosos de gestão ruinosa, em detrimento dos depositantes, investidores e demais credores”, segundo o Jornal de Negócios.

Acredita-se que se trata de uma gestão ruinosa uma vez que o crédito do BES ao banco angolano de mais de 3.300 milhões de euros não teve uma racionalidade económica “que legitimamente justifique o aumento do BES ao BESA".

A Deloitte coloca ainda a possibilidade de Salgado, Álvaro Sobrinho e Morais Pires terem recebido dinheiro vindo diretamente da conta que o BESA tinha no BES.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas