"Política fiscal harmonizada" pode salvar euro

Santana Lopes comentou, em declarações à Rádio Renascença, o caminho encetado pela Comissão Europeia com a aprovação de um pacote de medidas para garantir a transparência fiscal.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
20/03/2015 19:27 ‧ 20/03/2015 por Notícias ao Minuto

Economia

Santana Lopes

“Num momento em que os efeitos perversos deste pecado original na conceção do sistema monetário estão tanto em cima da mesa, julgo que é cada vez mais premente este sonho mirífico de uma política fiscal harmonizada. Mas sinto e penso que vai ser cada vez mais importante, nos tempos que aí vêm, para a sobrevivência do projeto da zona euro”.

Quem o diz é Santana Lopes, em entrevista ao programa Fora da Caixa, da Rádio Renascença, que será emitido na noite desta sexta-feira.

O ex-primeiro-ministro crê que o futuro do euro está intimamente ligado a medidas como a harmonização fiscal europeia.

Para Santana Lopes a aprovação de um pacote de medidas para garantir a transparência fiscal na Europa – evitando assim casos como o recente Lux Leaks - revela que as decisões vão no caminho positivo.

O comentador, que nunca se considerou um federalista, sublinha ainda a necessidade de avançar no aprofundamento da União Europeia porque, esclarece, “os últimos anos, quer se queira quer não, foram anos de passos atrás”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas