Segundo informação do gabinete do ministro da Economia, a agenda oficial arranca logo de manhã com o Foro Joly, um dos mais prestigiados fóruns de debate empresariais realizados na Andaluzia, no qual vão participar entre 200 a 300 empresários e representantes institucionais.
Pires de Lima fará uma intervenção e responderá às questões que lhe forem colocadas pelos participantes no evento, que é patrocinado pelo Grupo Coviran, retalhista espanhol que ocupa o segundo lugar no 'ranking' nacional da distribuição alimentar por número de estabelecimentos e está presente em Portugal, sendo também uma das empresas que integram o Conselho Empresarial Andaluzia Portugal.
Este conselho integra ainda empresas como a Sovena, o Novo Banco, a Endesa, o Grupo Luís Simões, a Acquajet, a Delta, a Guarrigues, o Banco Caixa Geral, o Grupo Herogra, Tomates del Sur e o Grupo Aromas.
A comitiva portuguesa segue depois para a unidade industrial da Sovena, líder em Portugal nos mercados de azeite, óleos vegetais e sabões, liderando igualmente em Espanha o mercado conjunto de óleos alimentares e azeites.
Pires de Lima visitará a fábrica da Sovena España, em Brenes, que está vocacionada para o abastecimento do mercado espanhol e para exportação, assentando o seu principal negócio na produção de marcas de distribuição.
A fábrica tem uma capacidade diária de refinação de 500 toneladas através de três refinarias, uma capacidade diária de embalamento de 1.000.000 de litros e uma capacidade de armazenagem de 4.000 paletes.
A Sovena deu em Espanha o primeiro passo do grupo fora de Portugal e está hoje presente em países como os Estados Unidos, a Coreia do Sul, passando pela África do Sul, México e outras dezenas de países espalhados pelo mundo.
Ao almoço, o Governante vai reunir-se com os cerca de 40 empresários que representam o maior relacionamento empresarial luso-andaluz. Estarão presentes os presidentes do Conselho Empresarial Andaluzia Portugal e da Câmara de Comércio de Sevilha.
Segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Espanha continua a ser o mais importante parceiro comercial de Portugal na troca de bens, ocupando o primeiro lugar como destino das exportações, assim como das importações, portuguesas.
Portugal é o terceiro cliente e o oitavo fornecedor do mercado espanhol e, em termos de investimento direto em Portugal, Espanha ocupa a primeira posição.
De acordo com o Ministério da Economia e Competitividade de Espanha, as exportações da Andaluzia para Portugal aumentaram 4,4% em 2014, para 2.064 milhões de euros, enquanto as importações com origem em Portugal subiram 4,8%, para 911 milhões de euros, face ao ano anterior.
Em 2014, a Andaluzia foi a quinta comunidade autónoma espanhola cliente de Portugal (9,1% do total das compras de Espanha a Portugal) e a quarta comunidade fornecedora (11,5% do total das vendas).
Portugal é o quarto cliente da Andaluzia (quota de 7,8%) e o sétimo fornecedor (quota de 3%).