Assunção Cristas, ministra da Agricultura, falou à Renascença durante a Semana Azul e considerou que esta cimeira é fundamental para Portugal pelo sucesso que representa, por abordar temas relevantes e por reunir mais de 70 governantes em Lisboa.
Portugal tem a convicção de realizar uma reunião com os ministros responsáveis pelo Mar, todos os anos, para que se discutam temas ligados ao Mar, de modo a contribuir para a visibilidade de setor a nível nacional e para mostrar que o país pode ser um forte impulsionador do tema globalmente.
A ministra relembra que em Portugal “somos pioneiros e líderes a nível mundial na nossa Lei de Bases, Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo” e acredita que há boas condições para apostar numa economia próxima de nós e da nossa cultura.
“A economia do Mar está a crescer” e é uma área em que existe um “forte consenso nacional e político”, assim podemos notar um crescimento na contribuição da economia azul para o PIB português, que passou de 2,7% para 3%.
A economia do Mar está a implementar-se no país, hoje existem empresas na área da "biotecnologia marinha, nas algas, no uso dos recursos para fazer próteses para cirurgia ou produtos farmacêuticos para a alimentação humana", uma mudança radical em relação há quatro anos em que nenhum destes setores existia.
Assunção Cristas afirma também que o Mar é fundamental para o turismo e que muitos empreendedores investiram em negócios ligados a esta economia, o que contribui para a economia e para a melhoria de vida das pessoas.