"Riscos financeiros não estão descontados nos mercados"

Economista diz que liquidez excessiva pode estar a criar uma ‘bolha’ nas bolsas. Fundadora da G+ Economics avisa que risco está a aumentar e salienta a importância dos analistas financeiros na proteção dos investidores.

Notícia

© Bloomberg

Notícias ao Minuto
11/06/2015 08:08 ‧ 11/06/2015 por Notícias ao Minuto

Economia

Lena Komileva

As bolsas mundiais estão a ficar cada vez mais perigosas para os privados. Esta é a opinião de Lena Komileva, analista financeira do grupo G+ Economics que, numa entrevista ao Jornal de Negócios, dá conta de uma “situação insustentável”, principalmente nos mercados de dívida pública europeia: “A dívida em relação ao PIB está a aumentar e os juros estão a descer para níveis completamente irracionais”.

“Mais cedo ou mais tarde, os juros vão ter de subir para níveis mais próximos dos fundamentais”, afirma a economista, dando como exemplo o ajustamento das taxas das Obrigações alemã nas últimas semanas.

Lena Komileva afirma que “muitos dos riscos financeiros a nível global ainda não estão descontados nos mercados acionistas”, graças a uma liquidez excessiva proporcionada pela intervenção dos bancos centrais. “Isto levou os mercados a subavaliarem o risco e a volatilidade e isso criou bolhas nos mercados”, destaca a fundadora da G+ Economics, em entrevista ao Jornal de Negócios.

A economista avisa que os investidores “têm de se relembrar que os mercados são arriscados” e destaca a importância dos especialistas no processo de troca de títulos. “É este o ponto: os analistas financeiros porem os clientes em primeiro lugar”, conclui Lena Komileva.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas