As cinco propostas apresentadas para a subconcessão dividem-se em dois tipos de candidatos, esclarece o Diário Económico.
Dois deles apresentaram propostas a título individual, enquanto as restantes propostas foram feitas por consórcios.
Entretanto, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, confirmou que cinco candidatos apresentaram propostas para as subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris, dos quais três são conjuntos às duas empresas.
O Expresso avança o nome dos candidatos interessados em ficar com as subconcessões dos transportes públicos de Lisboa. RATP (França), National Express (Inglaterra), Avanza (Espanha), Barraqueiro-TCC (Portugal e Espanha) e Transdev (França), sendo que as primeiras três pretendem ficar com Carris e Metro, em conjunto.
Barraqueiro-TTC é o consórcio em que Humberto Pedrosa, um dos novos donos da TAP, está envolvido, e o único que pretendente adquirir a Carris. Já a Transdev é candidata a concorrer à gestão da subconcessão do Metro de Lisboa.
A Transportes de Lisboa, holding que administra as empresas que estão a ser subconcessionadas, garantiu à Lusa que havia 15 entidades interessadas e que estas tinham levantado o caderno de encargos em maio.
A abertura das propostas decorreu esta manhã, numa sessão interdita ao público mas a identidade dos candidatos ainda não é conhecida.
[Notícia atualizada às 14h23]