Europa é um camião e "é bom que o mini Grécia se desvie"

Vítor Bento foi o escolhido para liderar os destinos do Novo Banco numa primeira fase, após o fim do BES como o conhecíamos.

Notícia

©

Notícias ao Minuto
17/06/2015 13:09 ‧ 17/06/2015 por Notícias ao Minuto

Economia

Vítor Bento

O economista Vítor Bento não antevê momentos fáceis para a Grécia e até já reviu algumas das suas posições sobre a austeridade, servindo-se de uma metáfora automóvel para fazer a sua análise ao momento que se vive.

Numa altura em que a hipótese de a Grécia ser afastada da zona euro volta a estar em cima da mesa, Vítor Bento diz na antena da Rádio Renascença que os gregos fizeram um "erro de cálculo" ao assumirem que, perante dois carros à beira de uma colisão frontal, a parte sensata é a primeira a desistir.

Tendo em conta o atual difícil momento de negociações, Vítor Bento prevê ainda que, em breve, Atenas se veja obrigada ao “controlos de capitais e restrições aos levantamentos bancários”, para evitar uma fuga de capitais em massa.

Vítor Bento culpa ainda a Grécia pela situação, dizendo que o país “alienou todas as alianças possíveis e está sozinho face aos outros”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas