Três em quatro portugueses com conta a zeros no fim do mês

Os dados reportam-se a meados de 2012 e revelam que 72% da população portuguesa não conseguem fazer face às despesas no fim de cada mês, indica o mais recente relatório ?Think?, da TNS Global. E a conjuntura actual aponta para que o panorama só tenha tendência para piorar, adianta a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias (JN).

Notícia

© REUTERS

Notícias Ao Minuto
31/01/2013 07:43 ‧ 31/01/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Relatório

Os números são esmagadores. Três em quatro portugueses chegam ao fim do mês com a conta bancária a zeros, senão mesmo com saldo negativo. Ou seja, 72% da população do País tem francas dificuldades no que diz respeito ao pagamento dos seus encargos mensais, revela o mais recente relatório ‘Think’, da TNS Global, cujos dados remontam a meados de 2012, citado pelo JN.

Deste universo, uma fatia representativa de um quarto assegurava que o ordenado nunca chegava, e 48% assegurava padecer do mal: “Muito mês para tão baixo ordenado”. Esta mesma percentagem de inquiridos indicava também que trabalhar e ter um emprego já não constitui entrave para a pobreza.

Comparativamente ao ano de 2009, estes resultados reflectem um agravamento da situação, tendo em conta que, à data, as famílias que admitiam não ter rendimentos suficientes para fazer face às despesas fixavam-se em 64%.

Ora, o aumento da carga fiscal, com a subida das taxas de IRS, a que se soma a sobretaxa de 3,5%, abre caminho para que no fim de 2013 o cenário venha a ser ainda mais negro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas