É uma tradição bem portuguesa: no verão, o país é ‘invadido’ por uma vaga de emigrantes, regressados ao país depois de meses de trabalho no estrangeiro. Em busca de uma sorte melhor, são milhares os portugueses que deixam o país e aproveitam as férias para trazer de volta as poupanças acumuladas durante o ano.
Por isso mesmo, a banca presta especial atenção ao bolso daqueles que voltam a casa. De acordo com o Jornal de Negócios, são vários os bancos nacionais que oferecem condições mais vantajosas aos emigrantes, com produtos especiais para quem quer investir as poupanças em território luso.
Por exemplo, o BPI oferece um spread consideravelmente mais baixo no crédito à habitação para os não residentes. Mas não é o único a oferecer vantagens: o Millennium BCP, a Caixa e o Novo Banco apostam nos depósitos, oferecendo taxas de juro particularmente aliciantes aos emigrantes.
A oferta mais peculiar pertence, no entanto, ao Santander Totta. O banco liderado por Vieira Monteiro irá recompensar os emigrantes que aumentem o património financeiro no banco com… um cesto de produtos tradicionais portugueses.