Governo deu 241 mil euros em subsídios para trocas de carros

Os números da Fiscalidade Verde não são verdadeiramente positivos mas têm ajudado ao aumento dos carros elétricos em circulação.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
16/08/2015 09:00 ‧ 16/08/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Fiscalidade

A Reforma da Fiscalidade Verde, em vigor desde janeiro, contribuiu para a atribuição de subsídio a 58 pessoas, tendo em conta o incentivo ao abate de carros em fim de vida, com dez ou mais anos, para comprar um veículo mais amigo do ambiente.

Assim, o governo atribuiu 241 mil euros em subsídios, com o intuito de proteger o ambiente. “Os incentivos à mobilidade elétrica resultaram num aumento significativo do número de veículos elétricos e híbridos à circulação”, garante o gabinete de Jorge Moreira da Silva ao DN/Dinheiro Vivo.

Até ao momento foram analisados 85 pedidos, 58 deles foram aprovados e já estão pagos, sendo que ainda estão em processamento pelo menos mais 20 subsídios. Entre janeiro e maio foram vendidos 187 carros elétricos puros, mais 13 % que no ano anterior, e ainda 97 híbridos plug-in, mais 273% do que em 2014.

Apesar dos incentivos da Fiscalidade Verde, as vendas de carros amigos do ambiente apenas representaram 1% das vendas automóveis em Portugal, um fator justificado pelo preço elevado dos veículos e pela pouca oferta, que também prejudica a descida de preços.  

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas