Empresas ganham mais com baixa da TSU do que com descida de IRC

Mário Centeno, coordenador do programa económico socialista, sublinha que foram avaliados os impactos nos maiores setores de atividade.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
25/08/2015 09:00 ‧ 25/08/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Eleições

Os cálculos feitos pelo PS para estudar o impacto por setor de atividade da baixa da Taxa Social Única (TSU), que quer aplicar na próxima legislatura, em comparação com a diminuição da taxa de IRC proposta da coligação mostram que a descida da TSU a cargo dos empregadores é mais vantajosa do que a redução do IRC para 177 mil empresas.

Sublinha o Diário Económico que as duas soluções funcionam como um alívio na carga fiscal mas que a opção entre a redução de uma taxa ou outra não é igual para os diferentes setores de atividade, de acordo com Mário Centeno.

O coordenador do programa económico socialista indica que foram avaliados os impactos nos maiores setores de atividade e que a baixa da TSU beneficia as empresas que fazem parte do comércio a retalho, do setor da alimentação, têxtil e calçado, das atividades de saúde humana e das atividades de recursos humanos.

A título de exemplo, dizem as contas socialistas que com a redução da TSU para as empresas o comércio a retalho pagará menos 37 milhões de euros em impostos do que com uma baixa do IRC.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas