O executivo tinha informado em agosto que a Terceira iria passar a ter voos 'charter' semanais desde Boston e de Madrid, em Espanha, a partir de outubro, num investimento de dois milhões de euros da Associação do Turismo dos Açores.
A nova operação turística, concretizada pela IdeaStation (que assenta as suas vendas nos canais 'online'), prolonga-se até 05 de maio, com um total de 22 rotações que vão implicar, segundo as estimativas divulgadas pelo secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, a chegada de três mil turistas, equivalentes a cerca de 21 mil dormidas.
O governante esteve hoje reunido em Angra do Heroísmo com os responsáveis da operadora turística e após o encontro referiu que serão também anunciados, "a seu tempo", os detalhes da operação entre a Terceira e Espanha, segundo uma nota de imprensa do executivo.
"O mercado espanhol e o mercado americano são precisamente os dois mercados externos em que houve maior número de turistas a visitar a ilha Terceira, por exemplo, durante o ano de 2014. [...] Aquilo que devemos fazer é rentabilizar o mais possível todo o esforço que já foi feito e estes são dois dos mercados que estão consolidados em termos de captação de fluxos para a ilha Terceira", afirmou Vítor Fraga.
Em agosto, quando foram assinados os protocolos de parceria na promoção turística, o responsável estimou que as duas novas operações pudessem resultar em mais 11.580 visitantes anuais, correspondendo a cerca de 81 mil dormidas, e num retorno direto na economia de mais de oito milhões de euros.
Vítor Fraga afirmou então que a previsão é de um "efeito multiplicador extensível a todas as ilhas do grupo central" (que inclui ainda as ilhas Graciosa, Faial, São Jorge e Pico).
Estas operações pretendem responder à "vincada sazonalidade" do turismo na Terceira, que nos meses do inverno não acompanhou o nível de crescimento do setor registado no conjunto da região, explicou ainda o secretário regional.
O turismo açoriano tem crescido mais de 20% desde novembro do ano passado.