Mesmo perante a crise e com a ocupação dos hotéis nacionais em queda - cerca de 10% - a consultora Worx aponta para a criação de 29 novas unidades, estando já algumas em construção.
A construção de novos hotéis já tinha sido pensada "em 2007 ou 2008, num contexto económico diferente e agora tiveram de se adaptar", mas "90% destas unidades abrem este ano", explicou ao Diário de Notícias a responsável pela hotelaria da Worx, Alexandra Torres.
As outras unidades hoteleiras que não abrirão este ano, têm data marcada "para 2014, mas nenhuma ficará para trás", frisou.
Alexandra Torres defende a construção destes hotéis defendendo que, embora o número pareça excessivo, ficarão situados em zonas com pouca oferta, como é o caso do Alentejo que dará solo a cinco novas instalações hoteleiras. A capital, mesmo com uma vasta oferta, acolherá 13 novos hotéis, incidindo em "zonas que até há uns anos estavam esquecidas, como o Chiado e a Avenida da Liberdade", exemplifica. Os outros estabelecimentos ficarão no Norte, com três hotéis – um em Braga, um no Porto e outro em Vila Nova de Cerveira -, no Centro com cinco – em Mira, Covilhã, Águeda, Óbidos e Montemor-O-Velho - e no Algarve com mais dois em Albufeira. Também a Madeira acolherá um novo hotel que ficará situado na ilha do Funchal.
Dos 29 hotéis, 25 deles- cerca de 86% - serão classificados com quatro e cinco estrelas.