Segundo a Comissão Europeia, os produtores terão à disposição programas, num total de 111 milhões de euros, para procurarem novos mercados e promoverem o consumo dos seus produtos dentro e fora da União Europeia.
O executivo comunitário decidiu aumentar a taxa de cofinanciamentos e diminuir a burocracia na aprovação dos projetos.
O orçamento europeu para a promoção está a ser aumentado progressivamente, com Bruxelas a estimar que chegue aos 200 milhões em 2019, depois de ter começado nos 61 milhões de euros em 2013.
A taxa de cofinanciamento irá aumentar dos 50% para os 70-80%, enquanto o apoio nacional desaparece para criar condições iguais de concorrência no espaço comunitário.
O comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, lembrou hoje que as exportações agrícolas comunitárias representam 110 mil milhões de euros, criação de emprego e crescimento nas zonas rurais para justificar a sua satisfação em divulgar o novo projeto de promoção.
"Estou particularmente satisfeito por anunciar a autonomização de 30 milhões de euros para o setor, em dificuldades, do leite e da carne de porco de um total de 500 milhões de euros dirigido para os mercados agrícolas recentemente anunciado", acrescentou.