Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

"Não peçam para baixar preços. Os restaurantes nunca os aumentaram"

O responsável pela associação da restauração demonstra que uma reposição do IVA não iria baixar os preços.

"Não peçam para baixar preços. Os restaurantes nunca os aumentaram"
Notícias ao Minuto

18:19 - 04/11/15 por Notícias Ao Minuto

Economia AHRESP

José Manuel Esteves, diretor-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), garante, em declarações ao Expresso, que mesmo com uma descida do IVA da restauração para 13%, “é impensável falar em diminuir preços”.

“Não nos peçam para baixar os preços, porque nunca os aumentámos, mesmo com a loucura do IVA que temos de pagar trimestralmente”, esclarece o responsável, ao reagir à notícia do Jornal de Negócios sobre essa ser uma das cláusulas do acordo entre PS, Bloco e PCP.

O presidente da AHRESP esclarece que o IVA da restauração “não foi repercutido nos preços, mas sim coberto pelos custos das empresas”, mostrando que as Pequenas e Médias Empresas “estão no limite”, não podendo suportar mais custos.

“As empresas do setor empenharam-se e descapitalizaram-se. Já nem temos rácios para recorrer a empréstimos bancários, ou sequer capacidade para recorrer aos fundos do Portugal 2020”, explica, salvaguardando que Portugal continua “a ter o preço médio por refeição mais baixo da Europa”.

Mais ainda. José Manuel Esteves acredita que, no caso de haver uma diminuição do IVA, o setor irá investir em contratar mais pessoas, tentando reconstruir os postos de trabalho que foram destruídos depois da imposição da troika.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório