Em comunicado hoje emitido, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) destaca França como o principal mercado de destino das exportações do setor, com 326 milhões de euros em vendas nos primeiros nove meses do ano e um crescimento de 20% face ao período homólogo de 2014, que lhe garantiu uma quota de 28% do total de exportações.
A segunda posição no 'ranking' dos parceiros comerciais do setor é ocupada por Espanha, com uma quota de 26% e um volume de vendas de 303 milhões de euros até setembro, seguida da Alemanha, com uma quota de 8% das exportações e um decréscimo de 3% nas vendas, para 94 milhões de euros.
Angola, que durante muito tempo ocupou a terceira posição deste 'ranking', continuou a perder peso, ficando-se por uma quota de 5% resultante de um decréscimo homólogo de 36%, que o coloca como quinto mercado de exportação do setor português de mobiliário e colchoaria.
A APIMA destaca ainda o desempenho da Eslováquia que, apesar de ter uma quota de mercado de apenas 1%, registou no período um crescimento, atingindo um volume de vendas acima de 14 milhões de euros.
Quanto às importações setoriais, até setembro registaram um crescimento homólogo de 18%, fixando-se nos 511 milhões de euros.
Ainda assim, o saldo da balança comercial setorial continuou largamente excedentário, em 647 milhões de euros, com a taxa de cobertura das exportações pelas importações de 226% até setembro.