BCE divulga hoje necessidades de capital do Novo Banco

Os resultados dos testes de 'stress' ao Novo Banco são divulgados hoje pelo Banco Central Europeu (BCE), devendo o exercício apontar para necessidades de capital que terão obrigatoriamente de ser colmatadas.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/11/2015 06:12 ‧ 14/11/2015 por Lusa

Economia

Testes de stress

Os maiores bancos portugueses, Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP, foram sujeitos aos exercícios o ano passado, o Novo Banco ficou então de fora da avaliação uma vez que apenas tinha sido criado em agosto, após a resolução que ditou o fim do BES, e ainda persistiam incertezas sobre os seus ativos e passivos.

Assim, só hoje será conhecido o resultado do exame à saúde financeira da instituição liderada por Stock da Cunha.

Segundo o BCE, a avaliação deste ano é realizada "em consonância com a metodologia aplicada no exercício do ano passado", pelo que -- tendo em conta isso -- para o Novo Banco não 'chumbar' no exame deverá apresentar um rácio de capital mínimo de 8% no cenário base e de 5,5% no cenário adverso, que inclui 'choques' como queda da economia e aumento do desemprego.

Os analistas têm apontado que os testes de 'stress' poderão mostrar falhas de capital no Novo Banco entre mil e 2.000 milhões de euros.

Se for como o ano passado, se houver falhas de capital no cenário base o Novo Banco tem seis meses para colmatar essas insuficiências, sendo este período prorrogado até nove meses caso surjam no cenário extremo.

A reestruturação que o Novo Banco já está a levar a cabo não deverá ser suficiente para colmatar essas falhas de capital, devendo ser mesmo necessário proceder à injeção de dinheiro na instituição liderada por Stock da Cunha.

As dúvidas quanto às necessidades de recapitalização do Novo Banco terão sido um dos obstáculos à venda da instituição financeira, depois de em setembro terem falhado as negociações entre o Banco de Portugal e os três candidatos que chegaram à fase final.

Quanto à eventual recapitalização do Novo Banco vai-se levantar a questão sobre como essa será realizada, se pelo futuro comprador da entidade, pelo Fundo de Resolução bancário (que capitalizou o banco quando este foi criado) ou se será uma outra solução.

O ano passado, dos bancos portugueses, o BCP foi então o único dos que não passou nos testes de resistência -- e no cenário mais adverso - enquanto a Caixa Geral de Depósitos e o BPI tiveram nota positiva.

Além do Novo Banco, o BCE divulga hoje os resultados dos testes de 'stress' de oito bancos europeus: o belga Banque Degroof, o francês Agence Française de Développement, o luxemburguês J. P. Morgan Bank Luxembourg, o maltês Mediterranean Bank, os austríacos Sberbank Europe e VTB Bank, o esloveno Unicredit Banka e o finlandês Kuntarahoitus Oyj.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas