MB Way chegou para facilitar e para... aumentar as comissões

Banca está a cobrar mais por operações através da aplicação de smartphone. Ferramenta da SIBS serve mesmo para colocar custos em serviços normalmente gratuitos.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
23/11/2015 10:08 ‧ 23/11/2015 por Notícias ao Minuto

Economia

Pagamentos

Os utilizadores da nova aplicação MB Way, que permite realizar várias operações multibanco no smartphone, estão a ser confrontados com comissões bancárias incomuns. Um mês após ser lançada, a ferramenta disponibilizada pela SIBS mudou para pior os custos de várias ações, abrindo mesma a porta a novas cobranças. 

Segundo o Jornal de Negócios, entre os cinco bancos que revelam os custos associados às operações, o Activo Bank é o responsável pela maior diferença entre os pagamentos por uma transferência na internet e na aplicação. Enquanto a operação não tem qualquer custo através da internet, passa a ser paga no MB Way. 

Montepio e BCP também têm custos maiores no smartphone do que no site, mas há quem quebre a tendência. O BVA cobra menos no MB Way e o Barclays oferece as transferências de forma gratuita, ao contrário do que acontece no site do banco. 

"Todas essas questões de comissionamento são políticas de preços dos bancos", garantiu ao Negócios a diretora de gestão de produtos da SIBS, lembrando que ao contrário do que acontece na internet, o dinheiro transferido através do MB Way fica disponível imediatamente na conta de destino. 

"Para compras é sempre gratuito, mas no caso das transferências, tal como já acontece atualmente, dependendo da sua conta e dos canais que utiliza, poderá ter ou não custos. (…) Cada banco fará a melhor análise da melhor forma para o introduzir [MB Way] e para lhe colocar um preço, mas existe o objetivo comum de que o MB Way seja um sucesso", assegura Teresa Mesquita.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas