Natal e Ano Novo são tempo de greves nos transportes

Dezembro e janeiro vão ser marcados por paragens laborais em várias empresas. Feriados e pagamento de horas extraordinárias estão entre os motivos de protesto.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
02/12/2015 07:45 ‧ 02/12/2015 por Notícias ao Minuto

Economia

Paralisação

Os portugueses que utilizam transportes públicos vão ter uma desagradável prenda no ‘sapatinho’ este ano. O tempo de Natal e Ano Novo vai ser marcado por fortes constrangimentos na CP, CP Carga, Metro de Lisboa e STCP, provocados por greves anunciadas pelos sindicatos.

A CP é quem mais promete afetar a circulação: a paralisação começou ontem e o pré-aviso prolonga-se até 2 de janeiro. A STCP também começou o protesto ontem, mas o calendário do sindicato aponta para suspensões parciais até ao final do ano. Na CP Carga a suspensão laboral deverá ocorrer entre 7 de dezembro e 2 de janeiro e no Metro de Lisboa os trabalhadores preveem uma paragem parcial nos dias 9,10 e 11 de dezembro.

De acordo com o Diário Económico, as grandes queixas dos funcionários e sindicatos centram-se na falta de pagamento adequado de horas extraordinárias e na abolição de feriados feita pelo governo da coligação PSD/CDS-PP.

Para já, apenas a CP foi obrigada a oferecer serviços mínimos a 25 de dezembro e 1 de janeiro, por decreto do tribunal arbitral do Conselho Económico e Social. No feriado de 8 de dezembro a empresa não será forçada a garantir os serviços básicos aos passageiros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas