As notícias de um possível fim do Banif levaram a Proteste Investe, publicação de conselhos financeiros da Deco, a colocar no seu site vários conselhos para os portugueses que têm poupanças no banco.
Se teme ficar sem esse dinheiro siga estas dicas:
Mantenha-se afastado das ações: Mesmo que já as tenha deve manter-se afastado destes títulos.
Os depósitos estão seguros: Até 100 mil euros por titular, o dinheiro está salvaguardado pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Só num caso extremo é que os valores depositados acima dos 100 mil euros podem ser postos em causa. A Deco indica que neste momento pode manter os seus montantes nas suas contas sem correr riscos.
Fundos com património autónomo: Os fundos de investimento possuem um património autónomo, que é investido nos títulos. Contudo, nos fundos geridos pelo grupo nenhum tem a recomendação de compra e muitos têm o conselho de vender.
Obrigações emitidas pelo Banif : A Proteste "desaconselha" o investimento, considerando que "a remuneração não compensava o risco acrescido destes títulos".
Na informação publicada no seu portal na internet, a Proteste Investe diz que a estabilidade do sistema financeiro "é um propósito que tem gerado gastos elevados em vários países da União Europeia" e lembra que nem na Irlanda, na Grécia ou mesmo em Portugal, perante bancos em muitas dificuldades, os depositantes foram até hoje penalizados.
"Por cá, o mesmo sucedeu na resolução do BES. Antes disso, o BPP faliu e o BPN foi nacionalizado, mas os depósitos dos clientes foram sempre salvaguardados", afirma, acrescentando que apenas em Chipre é que "alguns depositantes foram penalizados" e só os que tinham contas acima de 100 mil euros.
Precisamente a propósito da segurança das poupanças, a Comissão Europeia disse hoje que qualquer solução a encontrar para o Banif terá que "assegurar a plena proteção dos depósitos garantidos".