Paraísos fiscais passam a estar na mira do Fisco já no fim do ano

Trocas de dados entre Portugal e quase uma centena de países vai apertar o cerco aos capitais detidos em offshores.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
18/12/2015 09:10 ‧ 18/12/2015 por Notícias ao Minuto

Economia

Transparência

Quem tiver dinheiro guardado em paraísos fiscais tem até ao final do ano para regularizar a situação fiscal. Caso contrário, arrisca-se a ser punido pela Autoridade Tributária quando entrarem em vigor as novas regras de fiscalização da Europa e OCDE. 

No ano passado, quase 100 países do território europeu e da organização internacional assinaram o Common Reporting Standard, um conjunto de regras que facilita a troca de dados financeiros entre países aderentes. O dinheiro guardado em cada território vai passar a ser alvo de maior atenção, obrigando as autoridades fiscais a juntarem os pormenores de cada cliente e enviarem a informação aos governos dos respetivos países. 

Apesar de a aplicação do regime fiscal penas estar prevista para setembro de 2017, a troca de dados deverá começar já em janeiro de 2016. Por isso mesmo, avisa o Jornal de Negócios, os detentores de depósitos, contas de seguro, de investimento, de custódia e 'unit-links' terão de regularizar a situação fiscal até ao final de dezembro para evitar o pagamento de elevadas faturas de impostos mais tarde.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas