Os senhorios têm até 31 de dezembro para entregar ao Fisco uma declaração anual de rendas. Quem não o fizer até à data limite pode enfrentar multas que vão desde os 150 aos 3.750 euros.
Muitas dúvidas têm surgido ao longo do tempo, dá conta o Jornal de Notícias. Há senhorios que emitiram um único recibo eletrónico para a totalidade de rendas que receberam desde o início do ano, quando deviam ter passado um por cada mês.
A Associação Nacional de Proprietários (ANP) diz existir pouca informação sobre os recibos eletrónicos de renda, sendo que o prazo está prestes a terminar.
Já por duas vezes o prazo de entrega foi alterado. No entanto, o presidente da ANP, António Frias Marques, explicou que os maiores problemas com os novos recibos não se colocam tanto no perigo de alguém deixar passar o prazo, mas mais nas dúvidas que têm muitos dos senhorios que já os emitiram.
Há quem esteja a emitir os recibos antes de ter a certeza de as rendas terem sido pagas; há senhorios que estavam isentos por causa da idade mas que aderiram ao modelo eletrónico, desconhecendo que não podem voltar atrás; ou quem tenha emitido um único recibo para os 12 meses.