As lições de Cavaco para a causa dos 'reformados indignados'

O líder do Movimento Reformados Indignados (MRI) e antigo presidente do BCP, Filipe Pinhal, lembrou, durante a apresentação do MRI, que há 47 anos aprendeu com o seu professor de Finanças Públicas, Aníbal Cavaco Silva, que um imposto que vá além dos 50% do rendimento configura um confisco, para justificar a contestação à aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), destaca esta quarta-feira o Jornal de Negócios.

Notícia

© LUSA

Notícias Ao Minuto
06/03/2013 09:43 ‧ 06/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Reformados

Durante a apresentação do MRI, o líder do movimento, Filipe Pinhal, salientou que em 1966 aprendeu que um imposto superior a 50% do rendimento configura um confisco. O curioso foi que quem ensinou esta ‘teoria’ ao antigo presidente do BCP foi, nada mais, nada menos do que o actual Presidente da República, Cavaco Silva.

Há 47 anos, o chefe de Estado foi professor de Finanças Públicas de Filipe Pinhal, que hoje lidera o MRI. Mas o que há uns anos era uma teoria entre o dever fundamental de pagar impostos e o direito à propriedade privada, não parece, nos dias de hoje, confirmar-se na prática.

Facto que foi mencionado pelo antigo dirigente do BCP para contestar a aplicação da CES aos reformados com pensões iguais ou superiores a 1.350 euros/mês. Até porque, segundo contas do Jornal de Negócios, esta taxa quando somada ao IRS pode resultar num corte de quase 90% do rendimento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas