A TAP tem desviado turistas, em especial brasileiros, de destinos no Norte do País para Lisboa, aponta o presidente do Turismo do Porto e do Norte de Portugal. Melchior Moreira considera que a zona do Porto tem sido descriminada em relação a outros destinos como a capital, Faro e até a Madeira.
“Queremos que o Porto possa começar a ter mais voos em relação ao mercado brasileiro para poder, obviamente, potenciar de forma igualitária os seus destinos”, sublinha o responsável de turismo, citado pelo JN.
Melchior Moreira foi deputado do PSD, mas não é isso que o faz poupar o Executivo de Passos, que, na sua opinião, é responsável por um “proteccionismo claro em relação a três destinos”, algo que “rejeita claramente”, adiantando que se trata de “um proteccionismo do poder central relativamente a Lisboa, Faro e mesmo à Madeira”.
O responsável falava à margem da assinatura de um protocolo que visa atrair mais turistas para Guimarães, que vive, actualmente, na ‘ressaca’ do ano da Capital Europeia da Cultura 2012.