Governo de Costa ignorou BCE e Banif custou mais mil milhões

Decisão do Governo de António Costa, não alinhada com as recomendações do BCE, vai custar mais dinheiro aos contribuintes.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
16/01/2016 07:35 ‧ 16/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Economia

Banca

O leitor recorda-se, certamente, quando os obrigacionistas sénior do antigo BES foram chamados a responder pelas perdas do Banco de Portugal, sendo estes incluídos no processo de recapitalização. Pois saiba que o mesmo poderia ter sido feito de antemão com o Banif, conforme aconselhou o Banco Central Europeu (BCE).

Reporta este sábado o Expresso que o regulador europeu aconselhou o Governo de António Costa, via email, a apostar num “forte bail-in” relativamente ao Banif. Ou seja, para além dos obrigacionistas subordinados, o Governo devia chamar também os obrigacionistas sénior a responder pelas perdas do banco.

Se assim tivesse acontecido, se o Governo tivesse alargado a responsabilidade a mais credores, poderiam ter sido poupados entre 500 milhões a mil milhões de euros do dinheiro dos contribuintes.

Não foi isso que aconteceu. Mário Centeno optou por incluir na resolução do banco apenas os obrigacionistas com dívida subordinada, a de maior risco, protegendo assim quem tinha obrigações sénior.

Fontes próximas do processo contactadas pelo Expresso garantiram que teria sido possível fazer conforme recomendado pelo BCE e diminuir, dessa forma, a injeção de capital público.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas