Meteorologia

  • 27 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 28º

Existe "compromisso com 35 horas e com a sua universalidade"

José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Segurança Social, promete aplicação do horário semanal de 35 horas na Função Pública conforme está estipulado no programa do Governo.

Existe "compromisso com 35 horas e com a sua universalidade"
Notícias ao Minuto

13:45 - 10/02/16 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Vieira da Silva

O ministro do Trabalho e da Segurança Social fez esta quarta-feira algumas declarações aos jornalistas no final da audição dos sindicatos a propósito do Orçamento do Estado para 2016 e centrou a sua comunicação na questão das 35 horas semanais para a Função Pública. António Costa, recorde-se, reuniu-se hoje com a UGT e com a CGTP.

“O primeiro-ministro manifestou a convicção de que isso [implementação das 35 horas] irá acontecer na data prevista para todos os trabalhadores da administração pública, sendo que haverá eventualmente a necessidade de encontrar soluções, do ponto de vista de um processo de transição, mas não está em causa esse princípio da universalidade da medida”, indicou José António Vieira da Silva.

O governante sublinhou que a aplicação da medida está a ser discutida e negociada com os sindicatos e que “antecipar a natureza desse trabalho é prematuro” mas garantiu que o que foi dito por António Costa é que existe um “compromisso com a medida e com a sua universalidade”.

Quando questionado sobre se garantia que a aplicação das 35 horas seria feita na mesma data a todos os trabalhadores, Vieira da Silva respondeu que “o que é importante para os portugueses, e em particular para os trabalhadores da administração pública, é que o Governo mantém o seu compromisso pleno em reverter o horário de trabalho para as 35 horas”.

O ministro sustenta, no entanto, que “para isso ser concretizado, no termos em que está no programa de Governo, há trabalho para fazer e esse trabalho está a ser feito em negociações que estão a ser desenvolvidas com os parceiros sindicais”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório