Estradas de Portugal quer acabar com troços grátis nas antigas Scut

A Estradas de Portugal (EP) está a estudar o fim dos troços gratuitos para o trânsito local, noticia esta quarta-feira o jornal i, que adianta que o fecho do acesso às antigas Scut e mais duas concessões é um dos cenários que está a ser avaliado na preparação do novo modelo de cobranças nestas vias.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
13/03/2013 08:05 ‧ 13/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Cobranças

O jornal i noticia hoje que um dos cenários em cima da mesa na preparação do novo modelo de cobranças nas antigas Scut é o fecho do acesso a estas vias e mais duas concessões, com o objectivo de aumentar a receita das portagens.

O i explica que não está em causa o fecho físico das entradas nestas vias, porque isso iria implicar a construção de praças de portagem, tratando-se sim do acesso controlado e cobrado por via electrónica nos nós de entrada e saída das auto-estradas.

Quer isto dizer, na prática, que se acabaria com os troços isentos de portagens para o trânsito local, que permitem actualmente a milhares de automobilistas utilizar sublanços de vias cobradas sem pagar, quando estes são cobrados aos utilizadores que percorram toda a estrada.

Esta hipótese faz parte de um documento de trabalho a que o i teve acesso e estará a ser estudada para as antigas Scut, nomeadamente a do Norte Litoral, Costa da Prata e Grande Porto, mas também para a Concessão Norte e a Grande Lisboa. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas