A semana começou com uma forte queda das ações do Deutsche Bank, devido a rumores que apontavam para uma posição de liquidez frágil que não permitiria o pagamento de títulos de dívida aos investidores no prazo previsto. Apesar das garantias do presidente John Cryan, os investidores fugiram com medo dos avisos dos analistas.
As preocupações subiram de forma acentuada, obrigando o Ministro das Finanças da Alemanha a pronunciar-se publicamente. Wolfgang Schauble garantiu que não tinha "qualquer preocupação" com a situação financeira do gigante germânico, provocando um movimento de recuperação com a subida das ações.
Com o 'colapso' afastado, o banco alemão anunciou hoje uma antecipação do reembolso de 4,7 mil milhões de euros em títulos de dívida, referentes a duas linhas de obrigações em euros e dólares. O pagamento de retorno antecipado aos investidores servirá para demonstrar "a forte posição de liquidez" da instituição, garantiu o Deutsche Bank em comunicado oficial citado pela Bloomberg.
Os analistas contactados pela agência noticiosa estão satisfeitos com a operação e acreditam que a recompra pode ser suficiente para afastar o 'pânico' dos investidores.
[Noticia atualizada às 14:20]