Desemprego chega aos 18,2% e PIB contrai 2,3% este ano

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, revelou esta sexta-feira que o desemprego deve fixar-se nos 18,2% em 2013, devendo atingir um pico de 19% algures durante o ano, e que a economia vai contrair 2,3%.

Notícia

©

Eudora Ribeiro
15/03/2013 09:49 ‧ 15/03/2013 por Eudora Ribeiro

Economia

Gaspar

O ministro das Finanças revelou hoje que o Governo espera agora que "o desemprego deve atingir os 18,2% em média anual este ano", prevendo também um "aumento para 18,5% do desemprego, em média anual, em 2014".

Ao falar na conferência de imprensa da apresentação dos resultados da sétima avaliação do programa de ajustamento português, Vítor Gaspar adiantou que "o desemprego poderá atingir o valor [máximo] de quase 19% durante 2013".

Vítor Gaspar admitiu que "o desemprego é uma das experiências mais traumáticas que alguém pode ter" e lamentou que "o desemprego jovem tenha aumentado muito", recordando que o crescimento, o emprego e o combate ao desemprego, e em especial ao desemprego jovem, são temas em destaque no Conselho Europeu, a decorrer em Bruxelas. 

No que respeita a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), o Executivo tambémreviu em baixa a estimativa para este ano, esperando agora uma quebra de 2,3%, "mantendo-se a perspectiva de crescimento da actividade económica para 2014". 

 

 

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas