Taxa sobre depósitos no Chipre acende rastilho para fim do euro

O antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, entende, ao contrário das maioria das vozes que se têm feito ecoar sobre esta matéria, que, efectivamente, existe o risco de a taxa sobre dos depósitos cipriotas se pode propagar pela Europa. “Não sou profeta da desgraça, mas que existe risco [de a taxa se propagar pela Europa], existe. É a melhor medida que se pode tomar se querem acabar com o euro”, defende o ex-governante.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
19/03/2013 08:13 ‧ 19/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Bagão Félix

“Só a ideia em si deste imposto já é ameaça”. A afirmação pertence ao antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, e reporta-se à taxa sobre os depósitos a implementar no Chipre.

“Não sou profeta da desgraça, mas que existe risco [de a taxa se propagar pela Europa], existe. É a melhor medida que se pode tomar se querem acabar com o euro”, vaticina o ex-governante, que, desta feita, não coloca de parte a possibilidade de tal medida vir a ganhar expressão também em Portugal.

No entender de Bagão Félix, “com a taxa a passar ou não, o mal está feito. As pessoas já não podem confiar no sistema do euro, que confisca os seus bens, que rompe com o ADN do sistema financeiro”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas