INE adia divulgação do défice de 2015 por "falta de informação"

O Instituto Nacional de Estatística (INE) adiou por uma semana a divulgação da primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), em que calcula o valor do défice orçamental de 2015, em contas nacionais.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
24/03/2016 09:57 ‧ 24/03/2016 por Lusa

Economia

Contas

O INE tinha previsto enviar hoje esta primeira notificação do PDE, na qual reporta a Bruxelas o primeiro apuramento do saldo orçamental registado no ano de 2015, mas acabou por ser adiada para 31 de março "dado não estar disponível toda a informação necessária", segundo indica o INE na sua página na internet.

A Lusa tentou contactar fonte do Ministério das Finanças, que é a entidade responsável pela disponibilização da informação relevante ao INE, mas até ao momento ainda não foi possível obter esclarecimentos sobre qual a informação que está em falta.

O Governo tinha indicado, no relatório do Orçamento do Estado para 2016, que o défice orçamental de 2015 deveria ter ficado nos 4,3%, acima dos 2,7% que o anterior governo tinha previsto, devido à medida de resolução aplicada ao Banif em dezembro do ano passado.

Tanto o Conselho de Finanças Públicas (CFP) como a Unidade Técnica de Apoio Orçamental antecipam o défice tenha sido de 4,4% no conjunto de 2015, ficando acima do limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) definido pelas regras europeias, o que, a confirmar-se, manterá o país no Procedimento dos Défices Excessivos durante o ano de 2016.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas