Silva Peneda acusa ministro alemão de querer destruir projecto europeu

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, critica, numa carta dirigida ao ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaüble, o facto de o governante alemão ter dito que as críticas que se fazem à Alemanha se devem à inveja de outros países. Para Silva Peneda, o governante alemão parece querer “despertar fantasmas da guerra que pensávamos estar definitivamente enterrados”.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
27/03/2013 19:01 ‧ 27/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

CES

“O Senhor Ministro afirmou que há países da União Europeia que têm inveja da Alemanha”, começa por recordar Silva Pereira numa carta aberta enviada a Wolfgang Schaüble.

O presidente do CES continua que, "comparar a atitude de alguns Estados a miúdos que na escola têm inveja dos melhores alunos é, no mínimo, ofensivo para milhões de europeus que têm feito sacrifícios brutais nos últimos anos".

Para Silva Peneda, "quando o ministro das Finanças do mais poderoso Estado da União Europeia faz afirmações deste jaez, passa a ser um dos responsáveis para que o projecto europeu esteja cada vez mais perto do fim".

Na missiva, o responsável português afirma ainda que “os fantasmas da guerra que pensávamos estar definitivamente enterrados, pelos vistos só estão adormecidos”, acusando o ministro das Finanças alemão de, com a sua declaração parecer “querer despertá-los”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas