A "redução do valor do conjunto das remunerações fixas dos membros do Conselho de Administração e das remunerações dos membros do Conselho Fiscal para 50% do valor médio das remunerações pagas aos membros desses órgãos em 2010 e 2011" é uma das propostas que será levada à Assembleia Geral de accionistas do BPI, a decorrer no próximo dia 27 de Abril, pode ler-se num comunicado enviado à CMVM por aquela entidade bancária, liderada por Fernando Ulrich.
Esta norma insere-se no âmbito de um plano de recapitalização do banco, por sua vez decorrente do facto de o BPI ter usufruído da linha de Recapitalização do Estado, por forma a reforçar os seus rácios de capital. No fundo, em causa está a manutenção de medidas que vigoravam já desde o ano passado.
A somar aos cortes para metade dos salários fixos, a entidade bancária faz saber que o "não pagamento aos administradores membros da Comissão Executiva de qualquer remuneração variável" é para continuar.
"A redução em 50% do valor das senhas de presença pagas aos membros não executivos do Conselho de Administração pela sua participação e actividade em reuniões das Comissões desse órgão", constitui outra das consequências do ajuste dos salários dos órgãos sociais do BPI.
Refira-se que, em 2012, os honorários de Fernando Ulrich haviam já sofrido um corte de 33%, com a sua remuneração a emagrecer de 734 mil euros para 490 mil euros.