As contas de luz ‘astronómicas’ fizeram duplicar as queixas que chegaram à Deco (Associação para a Defesa do Consumidor), no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, escreve esta terça-feira o DN.
No total, as queixas aumentaram de 2.733 para 4.932 no arranque deste ano e a própria EDP admite o aumento do número de reclamações no arranque de 2013.
De acordo com a Deco, cerca de metade das queixas que chegam à associação dizem respeito a “facturação excessiva, cobrança de consumos prescritos e cortes de electricidade”, conflitos mediados pela Deco, como explicou ao jornal a porta-voz Graça Cabral.
“Há muita gente a ser surpreendida e a queixar-se que a conta aumentou muito, mas por enquanto não conseguimos identificar uma causa única. Há a possibilidade de as pessoas estarem mais atentas e terem menos dinheiro e a conta aumenta sempre nos meses mais frios”, apontou a responsável.
Maria Henriques, por exemplo, costuma pagar 100 euros por mês de electricidade, mas no mês passado a conta acelerou até aos 243 euros.