Salário mínimo de Portugal é metade da média do euro

O salário mínimo em Portugal é quase metade da média da zona euro, escreve esta terça-feira o Jornal de Negócios, que adianta que, desde que foi congelado em 2011, a diferença em relação à média da união monetária aumentou 6%.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
03/04/2013 09:54 ‧ 03/04/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Trabalho

O Jornal de Negócios escreve hoje que os dados mais recentes do Eurostat mostram que o salário mínimo português está 424 euros abaixo do valor que é registado em média em 12 países da zona euro. Isto porque a maioria dos países da união monetária que têm salário mínimo continuaram a aumentá-lo nos últimos dois anos, o que fez crescer a diferença em relação ao valor praticado em Portugal. Assim, e feitas as contas, a disparidade entre o salário mínimo português e a média na zona euro aumentou em 22 euros, ou 6%, nos últimos dois anos.

O jornal recorda que esta evolução está condicionada pelo compromisso assumido com a troika no memorando de entendimento, que prevê que qualquer alteração ao valor do salário mínimo tenha de ser discutida com os responsáveis das instâncias internacionais, tendo em conta a situação do mercado de trabalho. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas