Super-poderes de Gaspar cancelam novos cursos para desempregados

A suspensão de novas acções de formação para desempregados e jovens é uma das consequências do despacho assinado ontem por Vítor Gaspar, que proíbe novas despesas sem a sua autorização prévia, escreve o Público.

Notícia

© REUTERS

Notícias Ao Minuto
10/04/2013 09:32 ‧ 10/04/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Despacho

Um dos efeitos do despacho do ministro das Finanças Vítor Gaspar, que proíbe novas despesas sem autorização prévia, é a suspensão de todas as acções de formação para desempregados e jovens que ainda não começaram, escreve hoje o jornal Público.

Recorde-se que desde ontem que todos os ministros estão proibidos de assumir compromissos de despesa e só os salários, os serviços básicos (água e luz) e as custas judiciais estão salvaguardadas. Mas há outras despesas que precisam da autorização do ministro das Finanças.

De acordo com o Público, os directores dos centros de formação geridos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou em parceria com outras entidades receberam ontem ordem para suspenderem as novas acções de formação, até indicação em contrário, o que coloca novos problemas ao nível da integração dos desempregados e jovens, numa altura em que a taxa de desemprego em Portugal já supera os 17%.

Em declarações à TSF, o presidente da Associação de Profissionais de Educação e Formação para Adultos, Sérgio Rodrigues, não esconde a preocupação, diz que o Governo abandonou a formação de adultos e alerta que quem quer melhorar os seus conhecimentos não tem qualquer alternativa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas