FMI preocupado com recuperação económica a "três velocidades"

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, manifestou-se esta quinta-feira preocupada com a recuperação a "três velocidades" das maiores economias mundiais, no começo dos 'Encontros da primavera' da entidade.

Notícia

©

Lusa
18/04/2013 19:52 ‧ 18/04/2013 por Lusa

Economia

Lagarde

Para Lagarde, o actual "crítico momento" da economia mundial exige uma resposta "personalizada" dos diferentes países.

Contudo, a responsável alertou para a necessidade de "sincronizar" as necessidades das diferentes economias, dando como exemplo a estagnação na Europa e Japão, o crescimento lento dos Estados Unidos e toda uma série de outras economias emergentes.

Este crescimento a "diferentes velocidades", diz Lagarde, "não é a recuperação mais saudável" que o Fundo pudesse imaginar.

"O que precisamos é de uma economia em recuperação de uma forma global", acrescentou a directora-geral da entidade.

O FMI estima que a economia na zona euro contraia 0,3% este ano, uma revisão em baixa face ao crescimento de 0,2% que esperavam em Janeiro, e que a economia mundial cresça 3,3%.

Nas projecções incluídas no 'World Economic Outlook', publicado na terça-feira pela instituição baseada em Washington, as revisões das projecções são reduzidas, mas ainda assim apontam para uma deterioração face ao esperado em Outubro.

Para a economia mundial as revisões face à projecção de Janeiro reduzem o crescimento esperado de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para 3,3%, mantendo, no entanto, a estimativa para 2014 nos 4%.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas