China quer "ampliar parceria" com União Europeia

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua exortou esta terça-feira a União Europeia a "ampliar a parceria" com a China, afirmando que a cooperação é "mutuamente vantajosa" e "contribuirá para resolver importantes questões globais".

Notícia

©

Lusa
30/04/2013 13:35 ‧ 30/04/2013 por Lusa

Economia

Ásia

"China e União Europeia são parceiros e não rivais (…) A China precisa da avançada tecnologia e gestão dos países europeus desenvolvidos para satisfazer as suas necessidades de industrialização, informatização, urbanização e modernização da agricultura", salienta um comentário difundido pela Xinhua.

Evocando as recentes visitas do Presidente francês, François Holland, e da vice-presidente da Comissão Europeia Catherine Ashton, a Xinhua destacou também que "a recuperação económica da União Europeia proporcionará à China um novo ímpeto e um sadio ambiente externo".

Em 2012, o comércio bilateral caiu 3,7%, para 546.040 milhões de dólares (417.720 milhões de euros), mas a União Europeia continua a ser o maior parceiro comercial da China e a sua principal fonte de importação tecnológica.

A queda mais acentuada foi nas exportações chinesas, que diminuíram 6,2%, para 333.990 milhões de dólares (255.400 milhões de euros).

François Hollande visitou a China nos dias 25 e 26 de Abril, tornando-se o primeiro chefe de Estado de um grande país ocidental a ser recebido em Pequim pela nova liderança chinesa, e Catherine Ashton viajou na mesma altura, a convite do novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas