Inflação anual na OCDE desacelera para 1,6%

A inflação anual nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desacelerou em Março para 1,6%, contra 1,8% em Fevereiro, devido sobretudo à queda dos preços da energia, foi esta terça-feira anunciado.

Notícia

©

Lusa
30/04/2013 13:54 ‧ 30/04/2013 por Lusa

Economia

Março

Segundo um comunicado da OCDE, hoje divulgado, esta descida da taxa de inflação anual em Março resultou sobretudo da desaceleração do crescimento dos preços da energia e em menor proporção dos preços dos alimentos, que atingiram respectivamente 0,9% e 1,7%.

Em Portugal, a taxa de inflação anual atingiu 0,5% em Março, sustentada por um aumento em ritmo anual dos preços da alimentação de 2,2% e da energia de 0,5%.

Como Portugal, registam uma inflação anual inferior a 1% em Março a Dinamarca (0,9%) e a Suécia (0%).

Em Março, a Grécia, a Suíça e o Japão registam taxas de inflação anuais negativas, que foram respectivamente de -0,2%, -0,6% e de -0,9%.

A inflação subjacente (variação dos preços sem incluir alimentos nem energia) nos vários membros da OCDE manteve-se estável nos 1,6% em Março.

Entre os grandes países, as diminuições mais significativas da inflação anual ocorreram nos Estados Unidos (1,5%, menos cinco décimas que em Fevereiro), Itália (1,6%, menos três décimas), Canadá (1%, menos duas décimas) e na Alemanha (1,4%, menos uma décima).

Em contrapartida, a taxa de inflação anual manteve-se estável em 1% em França e em 2,8% no Reino Unido.

A Turquia e o México foram os países mais inflacionistas dos 34 membros da OCDE em Março, ao tingirem taxas de inflação anuais de 7,3% e de 4,3% em Março.

No conjunto da OCDE, a inflação tem-se estado a reduzir de forma quase ininterrupta há ano e meio, depois do pico de 3,2% em Setembro de 2011.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas