Novas reformas podem levar corte de 10%

Quem se reformar no próximo ano arrisca-se a sofrer um corte de 10% no valor da pensão da reforma, escreve esta quarta-feira o Jornal de Negócios, que explica que, na origem desta ‘tesourada’, está o factor de sustentabilidade que o Governo quer alterar em 2014. A medida aplica-se a quem se reformar no próximo ano da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações, e acabrá por influenciar todos os anos seguintes.

Notícia

© LUSA

Notícias Ao Minuto
08/05/2013 07:45 ‧ 08/05/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Notícias

As novas reformas arriscam um corte de 10% em 2014, noticia hoje o Jornal de Negócios, que adianta tratar-se de uma redução que é quase o dobro daquela que estava prevista. E tudo devido ao factor de sustentabilidade que o Governo quer alterar a partir do próximo ano.

Esta é apenas uma das medidas que o Executivo liderado por Passos Coelho quer pôr em prática no universo dos futuros reformados. O primeiro-ministro já fez saber que quer mudar a fórmula de cálculo para aumentar a idade da reforma sem penalização para os 66 anos.

De acordo com contas da FSO Consultores para o Jornal de Negócios, para que a idade da reforma sem penalizações se situe nos 66 anos no próximo ano, o factor de sustentabilidade terá de resultar num corte de 10% no valor das novas pensões de reforma.

Este ano, quem aos 65 anos pedir para se reformar, após 40 anos de descontos, vai levar com um corte de 4,78% no valor da pensão, ou, em alternativa, terá de trabalhar mais cinco meses para escapar a esta redução.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas