Reformados perderam 2,5 mil milhões em três anos

Nos últimos três anos, o Estado tirou mais de 2,5 mil milhões de euros aos reformados, escrevem o Diário de Notícias (DN) e o Jornal de Notícias (JN), que adiantam que, feitas as contas, cada reformado perdeu, em média, mais de 700 euros neste período.

Notícia

© REUTERS

Notícias Ao Minuto
20/05/2013 07:29 ‧ 20/05/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Reformas

O Estado foi buscar 2.566 milhões de euros aos 3,5 milhões de pensionistas e aposentados portugueses nos últimos três anos, de acordo com as contas do economista Eugénio Rosa. O mesmo é dizer que cada reformado perdeu, em média, 733 euros neste período, entre cortes, congelamentos e impostos, segundo o DN e o JN. 

Entre os 3,5 milhões de portugueses reformados e pensionistas, dois milhões têm pensões baixas, abaixo do salário mínimo nacional, mas mesmo assim não têm sido poupados à vaga de austeridade. 

Recorde-se que, além dos cortes para todos os portugueses, têm existido cortes específicos para este grupo que se sente "atacado pelas medidas de austeridade" e promete "não desistir dos protestos enquanto não for cumprida a Constituição da República", como afirma o presidente da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, Casimiro Menezes, ao DN. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas