No segundo trimestre de 2010 Portugal entrou para o grupo das dez economias com maior risco de incumprimento. Mas esta terça-feira a probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa com prazo de cinco anos baixou 22,6%, e o custo dos credit default swaps – uma espécie de seguro contra o risco de incumprimento - desceu para perto de 290 pontos base, segundo dados da CMA/S&P Capital IQ, citados pelo Expresso.
Estes números permitem que Portugal saia do top 10 das economias com maior probabilidade de entrarem em bancarrota. Ontem, Portugal ocupava o 10º lugar deste grupo com um risco de incumprimento de 22,83%, mas esta terça-feira deixou o lugar vago para o Iraque.
Contudo, a diferença dos níveis de risco do Iraque (22,73%) e de Portugal (22,6%) é pequena, o que pode levar a uma reviravolta já nos próximos dias.
Recorde-se que Portugal entrou para a lista das economias com maior risco de bancarrota no segundo trimestre de 2010 e chegou mesmo a ocupar o segundo lugar deste ranking no terceiro trimestre de 2011, data em que que foi intervencionado.