O programa Impulso Jovem, lançado em Agosto de 2012 pelo Governo, abrangeu 7.500 jovens desempregados portugueses, até ao final de Abril, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia. O número está bastante abaixo dos 45 mil que o primeiro-ministro tinha previsto até ao Verão.
O Impulso Jovem, que consiste sobretudo na criação de estágios remuneradas e no apoio à criação de empresas, foi uma iniciativa lançada no ano passado para tentar combater o flagelo do desemprego jovem, que está a assolar não só Portugal mas também vários países europeus. Os últimos dados da Comissão Europeia revelaram que o desemprego atinge 38,3% dos jovens portugueses com menos de 25 anos.
O lançamento do Impulso Jovem, que na altura estava sob a tutela do ex-ministro Miguel Relvas, contou com a ajuda de fundos europeus, no valor de 143 milhões de euros, e tinha como objectivo criar 90 mil empregos para jovens desempregados portugueses até 2015.
Contudo, os números têm desiludido desde o arranque do programa. Recorde-se que no início do mês de Fevereiro o Governo revelou que o programa só tinha abrangido 1.400 jovens. Por isso, o Xeceutivo decidiu alargar o programa para outras zonas do País bem como a idade máxima para 30 anos.