O Executivo de Pedro Passos Coelho vai avançar, já em Julho, com um novo enquadramento legal no que diz respeito às tarifas do sistema que vai permitir baixar o preço da electricidade para grandes clientes industriais, escreve o Expresso.
Esta medida vai ao encontro com a ameaça feita, há dois meses, pela Siderurgia Nacional. Na altura, Álvaro Alvarez, presidente da empresa, disse que “ou a situação se altera ou fechamos as duas fábricas em Portugal e mudamos tudo para Espanha”.
Deste modo, segundo o Governo disse ao Expresso, “o caso da Siderurgia está resolvido e que a partir de Julho a empresa deixará de ter um problema relacionado com a energia”, o que descartada a possibilidade de sair do País e de despedir 750 funcionários.
O Governo pretende manter em Portugal os grandes consumidores de energia e aumentar a concorrência com Espanha. Este “esforço de equilíbrio” vai resultar num novo enquadramento legal no que toca às tarifas de acesso ao sistema eléctrico. Essas tarifas passam, no próximo mês, a beneficiar os consumidores de electricidade e onerar os produtores.