Vende-se peixe ilegal como se fosse bacalhau

De acordo com uma investigação levada a cabo pelo Diário de Notícias, análises laboratoriais mostram que o preparado de bacalhau com natas que podia comprar-se no Jumbo era, afinal, confeccionado com peixe-caracol, cuja venda não é autorizada no País, denuncia o mesmo jornal na edição deste domingo.

Notícia

©

Notícias ao Minuto com Lusa
16/06/2013 09:32 ‧ 16/06/2013 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Fraude

Um peixe de venda ilegal está a ser vendido como bacalhau em refeições pré-cozinhadas da marca do Grupo Auchan, que entretanto já mandou retirar os produtos do mercado, revela hoje o Diário de Notícias (DN).

Na sua edição de hoje, o DN revela que, a pedido do jornal, um “laboratório certificado” fez análises a um preparado de bacalhau com natas da marca polegar, comprado no Jumbo, e não identificou qualquer vestígio de bacalhau.

Em vez disso foi encontrada uma espécie de venda não autorizada em Portugal e pouco conhecida chamada peixe-caracol, o que configura uma situação de fraude de mercadorias.

Apesar da ilegalidade, à partida não existe perigo para a saúde pública, segundo os especialistas contactados pelo DN.

Entretanto o Grupo Auchan (detentor das cadeias de supermercados Jumbo e Pão de Açúcar) já retirou o produto de venda e está a proceder a averiguações junto do fornecedor, segundo as garantias que deu ao DN.

O produto em causa é português e a embalagem faz o apelo claro de incentivo ao comércio nacional “Compro o que é nosso”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas