Gaspar pressiona saída de contratados a prazo

O Ministério das Finanças quer que os serviços acelerem o fim dos contratos a prazo dos trabalhadores do Estado, com o objectivo de cumprir a meta do corte de 50% de efectivos, definida no Orçamento, avança o Diário de Notícias.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
18/06/2013 09:16 ‧ 18/06/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Estado

Os trabalhadores com contratos a termo podem começar a contar os dias dos seus dias já contados, pois a ordem de Vítor Gaspar é para que se acelere o fim destes vínculos laborais temporários.

A ideia do ministro das Finanças é ter concluídas as listas de requalificação até ao fim de Julho, para chegar ao final do ano com a meta de redução de pelo menos 50%, definida em Orçamento.

A pressa fica a dever-se ao risco de incumprimento dos objectivos revelados nos últimos dados. “Em matéria de pessoal o SIEP [Síntese Estatística do Emprego Público] detectou uma evolução da redução do número de trabalhadores com contrato a termo que pode implicar o incumprimento das metas estabelecidas”, refere um documento interno das Finanças, citado pelo Diário de Notícias.

O texto a enviar para os serviços refere que estes devem, até ao fim de Julho, determinar a “elaboração de um plano de reorganização ou de racionalização de efectivos”, indicando as “áreas a abranger, objectivos de redução de pessoal, impacto financeiro, detalhe das fases, e calendarização”.

Em 2012, os serviços dispensaram cerca de 14 mil destes trabalhadores, mas para 2013 não são ainda conhecidos os números. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas