O custo das viagens nas auto-estradas é 5% mais económico do que nas estradas alternativas em que não se paga portagem para os mesmos percursos. A conclusão é de um estudo consultora de transportes e mobilidade TIS, divulgado ontem e citado hoje pelo DE. Além disso, viajar em auto-estradas é também 70% mais seguro.
“Nos últimos anos temos assistido a uma regressão da procura das auto-estradas em Portugal e essa regressão resulta da recessão económica, mas também de desconhecimento e de má informação sobre as auto-estradas. E foi isso que nos levou a encomendar este estudo”, adiantou José Braga, presidente da APCAP – Associação Portuguesa de Concessionárias de Auto-estradas e Pontes com Portagens, que encomendou o estudo à TIS.
De acordo com a análise efectuada em dez percursos seleccionados, a variável do tempo de viagem permitirá poupanças de cerca de 50% em relação às alternativas de estradas sem portagens.
O DN aponta por seu turno, citando o mesmo estudo, que a viagem Lisboa-Porto na A1 custa 77,75 euros, praticamente o mesmo que na estrada nacional (78,09 euros), já com portagens e combustível. Pela auto-estrada, os condutores poupam metade do tempo e seis euros em combustível.