Há sinais "significativos" de que Portugal vai explorar gás natural

O secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, afirmou hoje que “há sinais significativos” de que Portugal irá explorar gás natural, mas alertou que “não é expectável que a energia baixe num país que encontre energia no seu território”.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
20/06/2013 11:41 ‧ 20/06/2013 por Lusa

Economia

Governo

“Há sinais cada vez mais significativos de que em breve Portugal poderá também explorar gás natural no nosso território”, afirmou esta manhã o governante durante uma intervenção no seminário "A CPLP e a Nova Geografia da Energia Mundial", organizado pelo Instituto de Defesa Nacional.

Porém, acrescentou Artur Trindade na mesma intervenção, “seja qual for” o cenário de potencial energético “não é expectável que os custos da energia baixem num país que encontre energia no seu território”, porque a energia é uma “commodity” e “o custo da energia consumida nesse país não tem alterações estruturais significativas”.

A descoberta e exploração de energia num país “não altera o custo médio com que essa ‘comodity’ é transacionada nesse país”, rematou.

Também o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, sublinhou na quarta-feira em entrevista à SIC a importância dos "sinais" de gás natural no 'offshore' do Algarve, imputando ao anterior governo responsabilidades quanto à demora na sua exploração, horas depois de se ter reunido durante duas horas com os líderes das 16 das maiores companhias portuguesas na área da energia, em Lisboa.

Neste encontro, o governante alertou para a necessidade dos países europeus encontrarem formas de reduzir os custos da energia, uma vez que estão a penalizar a competitividade do tecido empresarial europeu comparativamente com as companhias norte-americanas e asiáticas.

Santos Pereira revelou também que as grandes empresas nacionais se mostraram disponíveis para apostar na produção nacional, ao mesmo tempo que querem servir de âncora às pequenas e médias empresas (PME) no âmbito da internacionalização.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas