Nos últimos tempos são cada vez mais os portugueses que têm optado por colocar as suas 'poupanças' em cofres em vez dos tradicionais depósitos bancários, conta hoje o jornal i. Em causa está o receio de que as imposições colocadas aos depósitos em bancos cipriotas se possam repercutir em território nacional.
O alerta já tinha sido dado em Maio pelo Financial Times, mas rapidamente foi desmentido pelo BPI, Millennium BCP e BES. Contudo, de acordo com o jornal i, o aluguer de cofres nas instituições bancárias portuguesas está mesmo a aumentar.
Ao contrário dos depósitos bancários, este serviço permite guardar dinheiro e outros bens de forma sigilosa, visto que nem o banco é obrigado a saber o que o cliente tem dentro do cofre. E esta é a principal razão que tem levado os portugueses a aderir à ‘moda’ dos cofres para tentarem prevenir-se de uma eventual imposição do Executivo sobre os depósitos, como aconteceu recentemente em Chipre.
O Banif registou um aumento de 35% no aluguer de cofres este ano. No caso do Santander Totta e do BCP, o aumento do aluguer foi ligeiro, apesar de não terem dado números oficiais. BPI, CGD e BES preferiram não falar sobre o assunto.