Portugueses preferem guardar dinheiro em cofres

Com medo de que Portugal possa seguir o mesmo exemplo de Chipre, no que toca às imposições dos depósitos, os portugueses têm optado por colocar o seu dinheiro em cofres em detrimento dos depósitos bancários, segundo o jornal i.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
24/06/2013 09:55 ‧ 24/06/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Depósitos

Nos últimos tempos são cada vez mais os portugueses que têm optado por colocar as suas 'poupanças' em cofres em vez dos tradicionais depósitos bancários, conta hoje o jornal i. Em causa está o receio de que as imposições colocadas aos depósitos em bancos cipriotas se possam repercutir em território nacional.

O alerta já tinha sido dado em Maio pelo Financial Times, mas rapidamente foi desmentido pelo BPI, Millennium BCP e BES. Contudo, de acordo com o jornal i, o aluguer de cofres nas instituições bancárias portuguesas está mesmo a aumentar.

Ao contrário dos depósitos bancários, este serviço permite guardar dinheiro e outros bens de forma sigilosa, visto que nem o banco é obrigado a saber o que o cliente tem dentro do cofre. E esta é a principal razão que tem levado os portugueses a aderir à ‘moda’ dos cofres para tentarem prevenir-se de uma eventual imposição do Executivo sobre os depósitos, como aconteceu recentemente em Chipre.

O Banif registou um aumento de 35% no aluguer de cofres este ano. No caso do Santander Totta e do BCP, o aumento do aluguer foi ligeiro, apesar de não terem dado números oficiais. BPI, CGD e BES preferiram não falar sobre o assunto. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas